Muitas mulheres sofrem muito com o período que antecede a menstruação e acabam achando que é uma “maldição” ou “pagar pecado”, mas gente, pera lá né? É algo tão NATURAL e tão LINDO.

Lindo sim, pq é um processo natural do corpo de desintoxicação, onde ele utiliza toda a energia dele para eliminar toxinas e jogar fora tudo aquilo que estaria te intoxicando ou inflamando.

Antes de entrar no tema em si, quero que as mulheres prestem mais atenção e tenham mais carinho com esse período, que é algo que TEM QUE ACONTECER (xô anticoncepcional) e exige ainda mais carinho e respeito por você e pelo seu corpo.

A menstruação em si, ajuda a limpar o corpo e regula o fluxo energético, além de todo o ciclo hormonal e ritmos biológicos, nos conectando ainda mais com a natureza e com o nosso interior.

Porém, entretudo, contanto e todavida, TPM com sintomas muito agravados significa que tem coisa errada ai.

Durante o ciclo menstrual, todas as toxinas são eliminadas pelo corpo e dependendo de como você está alinhada e tem um estilo de vida equilibrado, os sintomas são maiores ou menores.

Isso significa que TPM É UM DESEQUILÍBRIO.

Pera, é calma que todo mundo vai sentir um inchaço ou uma irritação ou emoção a mais, mas ter cólicas absurdas, acne, dor nas mamas, fome fome e fome NÃO É NORMAL..

Pela Ayurveda, esses sintomas exacerbados são característicos da disfunção dos doshas, ou seja, existe um desequilíbrio neles.

Vamos explorar um pouquinho os sintomas e como melhorar cada um deles?

Vata: O ciclo é irregular e longo. O sangramento tende a ser escasso e fino e deixa o abdômen rígido e dolorido. Sente muita cólica e dor abdominal. Sofre de constipação antes e pode alternar com diarréia. Fica mais ansioso, com insônia e alterna muito o humor.

Como melhorar: fazer oleação e auto massagem com óleos carreadores. Consuma sopas e comidas mais quentinhas e pastosas. Fracione as refeições ao longo do dia e coma menos, mas mais vezes. Diminuir atividade física e aumentar yoga para conexão com o próprio corpo.

Ervas e Especiarias: gengibre, assafétida, cardamomo, curcuma, pimenta preta. 

Pitta: Ciclo regular, intenso e longo, com sangramento vermelho vivo, podendo ser também mais amarelado ou amarronzado. Sente muito calor e dores de cólica. Tendência a diarréia antes e durante o período menstrual. Aumenta muito a fome e apetite. Fica mais irritado, com acne e fortes dores de cabeça.

Como melhorar: Resfriar o corpo e a mente. Consumir dieta doce, amarga e adstringente. Diminuir o consumo de estimulantes. Procurar atividades de relaxamento.

Ervas e Especiarias: erva doce, coentro, cardamomo, aloe vera, bardana.

Kapha: ciclo regular com sangue pálido e mucoso. Sente bastante inchaço e tende a reter muito líquido. Cólica forte e dor nas mamas, além de coceira vaginal e sensação de cansaço e letargia.

Como melhorar: Realizar atividades mais estimulantes e energéticas. Diminuir a quantidade de comida, principalmente de doces. Dormir menos e procurar melhorar a qualidade do sono.

Ervas e Especiarias: cravo, canela, pimenta caiena, manjericão, salsa.

Vale lembrar que tudo é muito individualizado e que todas essas condutas devem ser tomadas com conhecimento sobre o seu próprio ser e também em relação a sua rotina diária.

Comecem a se perceber, se amar e curtir esse momento tambem, pois ele é importante para a sua purificação e re-equilibrio.

No comments so far.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Website Field Is Optional