Impossível falar de digestão e não pensar em Ayurveda, né?

A própria Medicina Ayurvedica diz que “todas as doenças começam no intestino” e você provavelmente já ouviu dizer aquela velha frase do você é o que você come. 

Mas prefiro ir além e gosto de dizer que você é o que você consegue digerir.

De nada adianta ter os melhores alimentos e comer as melhores comidas, mas ter um processo digestivo ineficiente e falho.

Muitas pessoas sofrem com constipação, diarréia, gases, refluxo, azia… e acham que é “normal”. 

Não, não é normal. Pode ser comum, mas não normal.

Comum pelo fato de hoje em dia, termos uma grande deficiência de ácido clorídrico, bactérias intestinais e alimentos de qualidade que fornecem nutrientes e formam um bolo fecal adequado e uma digestão fácil.

Mas o normal, é ter um intestino regular, com fezes bonitas (eu adoro falar de coco) e sem odor, sem desconforto e com uma digestão boa.

Sobre intestino vamos falar depois, mas aqui quero falar sobre DIGESTÃO.

A ayurveda chama de Agni – Transformação, mas precisamente nesse caso, JATHARAGNI – Fogo Digestivo, que é onde acontece a “seleção” daquilo que vem do mundo e nos nutre (alimento) do que deve ser eliminado (toxinas). 

Um fogo digestivo em equilíbrio, traz sensação de energia e satisfação após as refeições e nunca causa letargia, desconforto ou empachamento. 

Quando esta tudo certinho, a fome volta a aparecer dali a 2h00 – 2h30, mas não é aquela fome de “falta de energia”, mas sim uma sensação de “estômago vazio”.

Quero que pensem nesse Agni como se fosse uma fogueira ou uma lareira (algo com chamas) e pense que é essa chama que “queima” o nosso alimento.

Se ela está muito forte, ela acaba tostando tudo e gerando cinzas.

Se está muito fraca, nada é quebrado e assimilado.

Agora, quando está ok, vem a sensação de NUTRIÇÃO.

Tá, e como eu faço pra equilibrar meu agni?

Aqui, vão algumas dicas muito preciosas.

  • A sua maior refeição deve ser em torno de 12pm – 14pm ~ acompanhe o movimento do sol e quanto mais forte ele está no céu, maior é o nosso fogo interno. 
  • O jantar, deve ser cedo e com alimentos mais leves e de fácil digestão, como sopas, caldos, cremes… Evite alimentos crus, gelados e grandes porções
  • Tente comer 3hrs antes de se deitar ~ quando nos deitamos, o nosso fogo digestivo “deita tambem”, por isso ir para cama logo em seguida da refeição, pode prejudicar esse processo.
  • Coma COM FOME !! Essa é a dica mais preciosa que eu posso dar para vocês. O nosso corpo sabe a hora e as porções exatas, por isso temos que respeitar a nossa fisiologia e não “se entupir” de comida a cada 3hrs e nem comer só por comer.
  • Respeite as porções e não coma mais do que o que cabe na palma das suas mãos ~ faça uma concha com a palma das mãos e perceba o quanto de comida cabe lá – essa é a porção ideal para você consumir em uma refeição. 
  • Nunca coma estressado, correndo, brigando ou olhando celular, TV ou computador. Procure se conectar com a comida e prestar atenção naquele momento.

Existem milhões e zilhões de dicas e no meu vídeo do YouTube eu falei um pouco mais sobre isso.

Confere aqui pq tem uma dica muito legal em relação a isso também.

Ah, e não esquece de se inscrever, curtir, comentar, compartilhar e me acompanhar sempre né?

Vamos juntos. 

No comments so far.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Website Field Is Optional