A cada dia que passa aumenta mais e mais o número de casos de depressão e ansiedade no mundo.

E a cada dia que passa, recebo mais pessoas no consultório que tomam medicamentos para melhora destes ou que já tomaram ou pelo menos conhecem alguém que toma.

Aonde esta o erro?

Em muitos lugares, mas o conserto está dentro de cada uma dessas pessoas.

Sei que as vezes é muito difícil sair de um quadro depressivo ou de controlar a ansiedade, mas é parte da cura o desejo de ser curado.

E podemos utilizar de diversas artimanhas para melhorar esse quadro:

  • Yoga
  • Meditação
  • Práticas de autoconhecimento e autoconexão
  • Terapias holísticas
  • Suplementos
  • ALIMENTAÇÃO..

Siim, vou puxar sardinha pro meu lado e vou falar pra vocês que a alimentação influencia e muito nisso – falei muito na questão do balanço Serotonina e Dopamina a alguns posts atrás e agora vou falar sobre alguns nutrientes importantes para isso tudo.

Triptofano: é precursor de serotonina, ou seja, consegue aumentar a conversão desta no nosso organismo.

  Fontes: cacau, banana, abacate, nozes, aveia, mel

Ômega 3: aumenta a fluidez de membrana e com isso, previne danos nos neurônios.

  Fontes: peixes de águas frias, chia, linhaça, hemp seeds (não comercializado no Brasil)

*Costumo indicar a suplementação.

Vitamina D: age diretamente em neurotransmissores e combate inflamação (depressão é vista como uma manifestação de inflamação)

   Fontes: ovo, fígado e cogumelos 

*Costumo indicar a suplementação

Frutose: o excesso de frutose proveniente do xarope de milho está relacionado a aumento de demência  danos cerebrais pela depleção de serotonina

  Fontes: alimentos ultraprocessados (checar lista de ingredientes)

Mas tem o ponto mais importante de todos: SER FELIZ com a sua comida e comer aquilo que te faz bem, seguindo nossos princípios de se alimentar em busca de energia 🙂

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