Tão importante quanto respeitar a SAZONALIDADE DOS ALIMENTOS, é respeitar as ESTAÇÕES DO ANO.

Sim senhor… Cada estação do ano tem uma demanda energética e dentro disso, determinados alimentos podem ser bons ou ruins para você.

 

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, acompanhar o ritmo das estações do ano é fundamental para gerar harmonia entre o ser humano e a própria natureza, garantindo mais energia e vitalidade.

E é por isso que alguns alimentos podem se encaixar perfeitamente na sua refeição e te dar ainda mais poder.

Quer saber quais são? Olha só…

 

VERÃO

É a estação de mais energia, luz e calor.

“Cada pessoa tem em si um Sol, representado pelo coração que produz alegria e irradia calor humano através dos sentimentos.” (Jacira Santos)

Opte por: Alimentos mais refrescantes, que restfriam o organismo e diminuem o calor interno. Eles são responsáveis por melhorar a circulação e tambem ajudar na diurese.

Quais são? Aipo, alcachofra, alface, algas, acelga, aspargos, beterraba, chicória, espinafre, lichia, maçã, morango, melancia, nabo, pera, tomate, rúcula, agrião, limão, chá verde, palmito, amêndoas, cereja e camomila.

  • Hortelã, pimenta do reino e gengibre são alimentos que induzem a transpiração – Pode usar na salada ou como tempero.

 

OUTONO

É o período mais seco do ano e a temperatura já começa a baixar. É hora de começar a preparar o corpo e o sistema imunológico para o inverno.

Opte por: Alimentos ácidos e picantes, pois tendem a estimular intestino, aquecer o corpo e melhorar o fluxo sanguineo.

Quais são? Abóbora, ameixa, arroz integral, cenoura, agrião, damasco, hortelã, mel, feijão azuki, tangerina, mandioquinha, nuts, peixes, algas e frutos do mar.

  • Abuse de cardamomo, alho, alho poró, cebola e pimenta para temperar sua comida.
  • Se voce for uma pessoa mais magrinha ou com distúrbios respiratórios: aumente o consumo de alimentos úmidos e mornos, pois tendem a melhorar a respiração e funcionamento do intestino
  • Se voce for mais cheinho: consuma menos alimentos úmidos, pois eles tendem a aumentar a retenção de líquidos ~ evite melancia, melão e pepino.

 

INVERNO

Época de poupar energias e reservas corporais. O frio chegou e com isso, precisamos manter nosso calor interno.

Opte por: Alimentos mornos e de sabor picante, pois vão melhorar imunidade e aquecer o corpo, aumentando a nossa reserva energética.

Quais são? Pimenta, peixe, frango, azeitona, berinjela, cardamomo, camarão, nirá, gergelim, gengibre, broto de feijão, broto de alfafa, nuts, amendoim, cereja, uva passa, cenoura, abóbora, lentilha, grão de bico, vagem, repolho, quiabo e ovos.

  • Evite ao máximo alimentos crus e gelados para não ter gasto excessivo de energia. Lembre-se que o corpo precisa conservar calor.
  • Uma boa aposta são condimentos que favorecem a circulação: canela, gengibre, pimenta, alho, cravo…

 

PRIMAVERA

Começa uma época em que a temperatura varia e a umidade chega. A imunidade pode cair, por isso temos que nos proteger.

E tambem uma fase do ano em que o corpo consegue expelir com mais facilidade tudo que ele não precisa, por isso, é hora de apostar em alimentos com poder DETOX. Abusar de folhas verdes e alimentos laranja e vermelho (orgânicos, se possível).

Opte por: Sabor doce de frutas e vegetais. Eles aumentar a energia e nutrem o fígado, olhos, tendões e articulações.

Quais são? Grãos integrais e leguminosas, arroz integral, amaranto, aveia, feijão azuki, frutas e vegetais crus, algas, folhas levemente cozidas (couve, repolho, brócolis, espinafre e brócolis), cenoura, beterraba, mandioca, inhame, batata doce e gengibre.

  • Usar brotos germinados pode ser uma boa ideia, pois são tem relação com renascimento e aumento de vitalidade e energia. Aposte no broto de feijão, alfafa, beterraba…

 

 

Tá vendo como tudo faz sentido?

Chegou o frio, o corpo pede coisas quentes.

E no calor? O corpo só quer refresco…

Devemos seguir a natureza, para que ela possa ser o guia da nossa saúde.

Invista nesses alimentos e bom OUTONO !

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