Você é uma dessas pessoas que deita e fica rolando na cama?

Acorda muito de madrugada?

E na hora de levantar, parece que não dormiu nada?

Isso pode ser causado por vários fatores, como estresse, ansiedade, maus hábitos alimentares ou de estilo de vida, luz artificial…

Aqui vou te dar algumas dicas fáceis para você começar a melhorar a sua noite de sono e garantir mais qualidade de vida.

1- Respiração: na hora de deitar, respire fundo e lento – isso ajuda a acalmar, pois ativa o sistema parassimpático, relaxa a musculatura e diminuir o ritmo do coração.

2- Música: coloque sonos tranquilos e calmos, como uma música clássica ou um mantra, para melhorar a qualidade do seu sono e se sentir mais em paz.

*Alguma vez você ja reparou que quando escuta a sua música preferida, você automaticamente sorri? =)

3- Magnésio: esse é um suplemento maravilhoso para aumentar a melatonina (responsável pelo sono) e para ajudar no relaxamento muscular. 

4- Tensione e relaxe: faça um exercício com o seu próprio corpo, onde você tensiona ele inteirinho e segura por alguns segundos e depois relaxa bruscamente. Isso diminui a tensão física e melhora ansiedade.

5- Imagine: pense em um lugar lindo e que te deixa feliz e bem calmo. Isso muda o seu minaste e ajuda a relaxar.

6- Saia da cama: se você estiver virando de um lado pro outro, sem conseguir dormir a mais de 20 minutos, levante-se, caminhe e tome um copo de água. Em seguida, volte para a cama. Ficar muito tempo tentando dormir, pode deixar mais ansioso, por isso é importante “fugir” um pouquinho.

7- Escreva: tenha ao seu lado um caderninho e uma caneta e antes de dormir, escreva todas as suas preocupações, anseios e ideias. Isso alivia a mente e faz com que você consiga relaxar.

8- Óleos essenciais: eles ativam o olfato e ajudam no processo de relaxamento, alem de aliviar estresse e diminuir a carga de adrenalina.

*Aposte em óleos como camomila ou lavanda (este, regula GABA e diminui ansiedade)

9- Troque de pijama: coloque roupas frescas e leves para dormir, para que você tenha movimento e fluidez.

Roupas muito apertadas e quentes podem atrapalhar devido aos movimentos e suor. 

10- Temperatura: adeque a temperatura do ambiente que está. Clima muito frio pode alterar o sono REM e o calor excessivo igualmente. 

11- Durma de meia: aquecer as extremidades estimula o fluxo sanguíneo e regula a temperatura corporal, tornando o sono mais gostoso e calmo. 

12- Escuro: desligue todas as luzes e tampe qualquer vestígio de iluminação, pois isso perturba o sono e atrapalha o ciclo hormonal da melatonina.

13- Não olhe o relógio: se você acordar de madrugada ou tiver dificuldade para dormir, não fique olhando o relógio, pois isso deixa ainda mais ansioso.

Antes de dormir…

  • – Evite comidas picantes no período da noite.
  • – Opte por alimentos mais quentinhos e que tragam conforto e aqueçam a alma
  • – Vá aos poucos reduzindo o consumo de proteína de origem animal e escolha mais legumes e vegetais.
  • – Purês, sopas e cremes são bem vindos, pois facilitam o processo digestivo.
  • – Tente comer pelo menos 2 horas antes de se deitar. Dormir com comida no estômago não ajuda nadinha.
  • – Se sentir muita fome, opte por uma banana ou purê de maçã amassada ou um leite vegetal morno com um tico de canela.
  • – Pare de beber líquidos em torno de 19hrs para não acordar de madrugada super apertado.
  • – Tome um chá calmante antes de dormir.

Desligue tudo de luz, se afaste da tecnologia, relaxe e curta sua noite.

O sono é MUITO importante para vários processos dentro do nosso organismo, por isso temos que dar mais valor a qualidade da nossa noite.

Ja tá indo? Pq eu fui.

Boa noite, beijinhos !

No comments so far.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Website Field Is Optional