Vamos começar bem do começo…

Voce sabe o que é NUTRIÇÃO?

Nutrição = Nutrir; Ato de nutrir; Nutrimento

Isso quer dizer sobre absorção e assimilação de nutrientes.

 

E quais nutrientes estamos falando? Fibras, vitaminas, minerais e MACRONUTRIENTES.

Os macronutrientes, são os mais comentados – Carboidratos, Proteínas e Lipídeos (gorduras).

Vamos entender um pouco de cada um deles?

 

Carboidratos – são responsáveis por fornecimento de energia, estoque de glicogênio e estrutura. Fontes: batata, arroz, massas, frutas, açúcar… – tudo que é massudo e forma um bolo.

Proteínas – construção de tecidos, estrutura, reguladoras de reações químicas e hormônios…

Fontes: ovos, carnes, leite e derivados – normalmente, o que é proveniente de origem animal (falamos mais sobre as vegetais depois).

Lipídeos – fornecimento de energia, sintese hormonal, regulaçãoo de metabolismo.

Fontes: abacate, nozes, azeite, coco, óleos…

 

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TUDO tem que estar adequado. Nada pode ser tirado da dieta e nem visto como vilão, nunca tá? Cada macronutriente tem a sua importância, então deem esse valor a eles.

 

Dentro da Pirâmide Alimentar convencional, possuimos 6 Grupos Alimentares

1-  Carboidratos: são a base da pirâmide e grande responsável por geração de energia.

2- Verduras e Legumes: ricos em fibras, vitaminas e minerais. Fundamentais para o nosso organismo e manutenção do corpo

3- Frutas: possuem vitaminas e antioxidantes. Ajudam a combater patologias, envelhecimento precoce e homeostase corporal. Ps: Frutas são um carboidrato tambem, ok?

4- Carnes, Ovos e Grãos: são alimentos contrutores. Ajudam na manutenção e crescimento de tecidos, músculos e órgãos.

5- Laticínios: correspondem a porção de leites e derivados. *Algo para comentarmos depois…

6- Óleos, Gorduras e Açúcares: parte mais calórica e energética da pirâmide. Seu consumo deve ser moderado por causar muitos problemas a saúde.

 

“E como eu monto meu prato?”

Ah, meu amor… O importante é ter de tudo um pouco. O consumo de alguns deve ser bem moderado e equilibrado, mas nada precisa ser EXCLUÍDO. O segredo é o equilíbrio do prato e das sensações.

Busque sua indivualidade e adeque um plano para você, que vá de acordo com as suas necessidades e seu corpo.

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